28/03/2020 às 21h21min - Atualizada em 28/03/2020 às 21h21min

Naviraí - Comércio reabre suas portas nesta segunda-feira

Assessoria de Comunicação
Divulgação
Em Reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise de Naviraí teve a presença de 23 dos 28 integrantes e decidiu por unanimidade com voto favorável do prefeito a reabertura

Depois das 14 horas desta sexta-feira, dia 27 de março de 2020, para atender a reivindicações apresentadas pela Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), o prefeito Dr. Izauri Macedo convocou os integrantes do Comitê de Gerenciamento de Crise a participarem de uma reunião e, nela, ficou definido por unanimidade, após ampla discussão e análise, que o comércio poderá voltar as suas atividades normais, abrindo suas portas nesta segunda-feira, dia 30 de março e não, somente na quarta-feira.

Logo na abertura da reunião do Comitê de Crise, o prefeito disse ter recebido uma reivindicação contendo mais de 140 assinaturas de filiados à ACEN dando conta das dificuldades que estão enfrentando nesta semana com o fechamento das portas de seus respectivos estabelecimentos comerciais. “Alguns chegaram a falar que pretendiam encerrar suas atividades comerciais se isso não acabasse”, ressaltou Dr. Izauri. “Assim sendo, ficou aprovado por unanimidade que na segunda-feira tudo volta ao normal com o comércio abrindo suas portas, tendo apenas que, ser obrigado a obedecer algumas regras para evitar a chegada do Coronavírus à nossa cidade”, explicou ele.

Para justificar a decisão tomada, o Comitê de Gerenciamento da Crise afirmou que “o parâmetro para a gente fazer essa liberação foi consubstanciado no fato de que as medidas que tomamos até agora desde o primeiro Decreto, foram suficientes para conscientizar toda a população a ficar em casa, a buscar um isolamento, a proteger os idosos, por os alunos dentro de casa, toque de recolher, não ter mobilizações, reuniões com rodas de tereré, rodas de narguilé, então isso teve uma grande aceitação por parte da população que acabou entendendo essa necessidade”, salientou o prefeito.

MEDIDAS ECONÔMICAS

No que se refere ao lado econômico e financeiro da Prefeitura, ficou definido que ocorrerá uma flexibilização quanto aos prazos. “Estamos estudando a possibilidade de conceder uma prorrogação da parcela única que vence dia 13 de abril para maio, que é a segunda chance de pagar em única cota com 10% de desconto do imposto. A parcela que venceria dia 13 de abril, ficará para maio. Então ninguém paga IPTU em abril. Quem parcelou, a parcela de abril vai vencer no final de dezembro”, garantiu Dr. Izauri Macedo.

TOQUE DE RECOLHER CONTINUA

Mesmo com a flexibilização que oferece condições do comércio abrir suas portas a partir de segunda-feira, o toque de recolher vai continuar valendo em Naviraí por tempo indeterminado, ou seja, das 22 horas até as 5 horas do dia seguinte, toque de recolher para todos os moradores.

“O Coronavírus continua voando numa rapidez danada e precisamos tomar todos os cuidados possíveis ao nosso alcance para evitarmos contaminação em nossa cidade”, ressaltou o prefeito.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »