19/03/2020 às 13h59min - Atualizada em 19/03/2020 às 13h59min

Visitas a presos do Estado estão suspensas até 7 de abril

Medida vale apenas para o regime fechado

Campo Grande News
As visitas aos presos de Mato Grosso do Sul está suspenso até 7 de abril. Em nota, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que a restrição se aplica apenas aos que cumprem pena em regime fechado. A medida é para previnir a proliferação do novo coronavírus nos presídios.

As escoltas também estão suspensas, exceto em casos emergenciais de saúde ou com audiência marcada, segundo a agência, que diz ainda que “está em andamento ação conjunta entre a Agepen e as secretarias municipais e estadual de Saúde para aquisição de insumos”, como máscaras e álcool em gel.

Ontem, o juiz Mário José Esbalqueiro Júnior, da 1ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, recomentou que famílias de presos evitem visitar os detentos por um  prazo mínimo de 30 dias.

A Agepen informou que a partir de agora, quando for realizada audiência de custódia em Campo Grande, o preso passará por uma triagem no Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário, antes de ser encaminhado à sua unidade penal. Esse procedimento será adotado em todo o estado. Em casos de suspeita, o preso receberá atendimento médico e será isolado da massa, se necessário.

Quanto aos servidores que apresentarem sintomas, o procedimento seguirá as recomendações do Ministério da Saúde, como a procura de atendimento médico e isolamento pelo período orientado pelo profissional. Uma agente da Máxima já está afastada dos serviços por apresentar sintomas.

Atualmente, são 19.262 custodiados nos regimes fechado, semiaberto e aberto em todo Estado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »