30/09/2020 às 08h21min - Atualizada em 30/09/2020 às 08h21min

Naviraí terá 6 Candidaturas disputando a Prefeitura e 186 a Vereadores

BOLETIM MS
Em 2020 Naviraí baterá o record em números de candidatos disputando seus cargos na Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores; o Sistema Eletrônico da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, registrou um aumento considerável no número de candidaturas comparado aos pleitos anteriores.

Após o encerramento do prazo legal de Registros de Candidaturas em 26 de setembro, em Naviraí, foram contabilizadas e estão aptas a disputarem as Eleições Municipais de 2020, um total de 6 Candidaturas Majoritárias (Prefeito e Vice), e um total de 186 Candidatos a Vereadores, sendo que ainda há pedidos pendentes, aguardando aprovação no sistema; este número de candidaturas a vereador (a), no geral, estabelece uma concorrência de quase 15 candidatos por cada uma das 13 vagas na Câmara Municipal.

Estes números entram para a história política do município, como sendo o maior número de candidaturas já registrado em um único Processo Eleitoral.

Esse aumento de candidaturas é uma tendência em todos os municípios, uma vez que as regras eleitorais mudaram em alguns aspectos, incluindo a Cláusula de Barreiras, proibindo a coligação para vereadores, o que influencia diretamente, nas estratégias de cada partido nas eleições deste ano.

Disputam aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente, as seguintes composições, em ordem alfabética:

- Bruno do Hotel 2 Gaúchos e Léo Matos (PSD - 55)

- Geovane da Vila Nova e Júlia Rodrigues (PSOL - 50)

- Izauri Macedo e Nelson Antonini (DEM - 25)

- Onevan de Matos e Márcio Araguaia (PSDB - 45)

- Telma Minari e Professor Márcio (PODEMOS - 19)

- Vinícius da Campanário e Claudemir da MarmoArt (MDB - 15) 

PROPORCIONAL

Especialistas afirmam que o aumento no número de candidatos em 2020, se deve, principalmente, ao fim das coligações para eleições proporcionais (vereador, deputado estadual e deputado federal). Apesar da alteração ter sido aprovada em 2017, esta é a primeira eleição em que as novas regras passam a valer de fato; as coligações ainda são permitidas nas Eleições Majoritárias (prefeito, presidente, governador e senador).

Com a proibição da Coligação Proporcional, os partidos tem que lançar o maior número de candidatos possível, juntando mais votos e de olho no Quociente Eleitoral, para aumentar suas chances de eleger alguém e ocupar as cadeiras disponíveis na Câmara Municipal (O quociente eleitoral define quantos votos cada partido precisa alcançar para conseguir uma cadeira no Legislativo (exceto no Senado, que faz parte da eleição majoritária).

Para chegar a esse número, a Justiça Eleitoral calcula o total de votos válidos (excluindo votos brancos e nulos) e verifica o número de vagas em disputa. Se forem 100 mil votos e dez cadeiras, por exemplo, o quociente eleitoral é 10 mil. Em Naviraí existem 36.167 eleitores em condições de voto, mas, este número pode mudar, de acordo, com a participação dos eleitores nas urnas, uma vez que na última eleição, o número de abstenção (pessoas que deixaram de votar), foi considerado alto pela Justiça Eleitoral. Vale ressaltar que o comparecimento ás urnas é obrigatório e acima de tudo, garante a democracia na escolha dos representantes legais da sociedade.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »