14/01/2020 às 10h19min - Atualizada em 14/01/2020 às 10h19min

Copasul realiza a 11ª Jornada Técnica da Soja na UDT dia 15

Um dos destaques do evento é a presença do engenheiro agrônomo Mauricio de Bortoli, campeão da 11ª edição do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja de 2019

Assessoria de Comunicação
Evento de 2019 reuniu mais de 300 pessoas. (FOTO: PH Oliveira)
A Copasul – Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense realiza no próximo dia 15 de janeiro a 11ª edição da Jornada Técnica da Soja que ocorrerá nas Unidades de Difusão de Tecnologias da cooperativa, anexas à Unidade Silos Itaquiraí. Um dos destaques do evento é a presença do engenheiro agrônomo Mauricio de Bortoli, campeão da 11ª edição do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja de 2019.

Ao lado do irmão, Mauricio foi o responsável pelo talhão que produziu 123,88 sacas por hectare, maior média entre 863 propriedades de sojicultores auditadas pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) em todo o País no ano passado. No evento da Copasul, Mauricio vai compartilhar com produtores, acadêmicos, colaboradores e demais espectadores suas experiências na produção de soja.

Outra presença importante é do engenheiro agrônomo Henry Sako, especialista que dá consultoria ao projeto Construindo Solos e que fará apresentação na trincheira.

Interessados em participar podem ir ao local no dia do evento. O acesso é via BR-163, pegando a BR-487. A inscrição, prévia ou no local, dará direito a certificado para quem tiver interesse.

“Será um evento que traz o lema da Copasul de que ‘produtor valorizado é produtor bem informado’. Trazer novas tecnologias, novos conhecimentos, sempre vai ser muito importante e temos esta determinação. Convidamos a todos para participar da Jornada”, disse o gerente do Departamento Agronômico, Anderson Luis Guido.

O evento é uma realização do Departamento Agronômico e tem a expectativa de reunir mais de 350 pessoas com o objetivo de difundir informações técnicas e novas tecnologias que possam ser aplicadas no dia a dia do produtor rural e contribuir na formação de acadêmicos de agronomia.

A programação inicia às 7h40 com a abertura e a partir de 8h acontecem as palestras simultâneas em quatro estações montadas no campo de experimentos da UDT 1, que fica localizado atrás da unidade Silos Itaquiraí (BR-487). Na estação 1, o tema será “Controle de doenças fúngicas da soja” e a ministração é do doutor José Fernando Jurca. Na estação 2 o tema é “Plantabilidade, inoculação/co-inoculação” com a ministração do doutor André Lourenço e Lucas Rizzato.

Na estação 3 o tema será “Fertilidade do solo: utilização do fósforo, boro e enxofre”, com o doutor Douglas Gitti e na estação 4 a palestra será sobre “Variedades de soja para Naviraí e região”, com o doutor André Bezerra. Todos os especialistas são da Fundação MS.

Após a primeira bateria de palestras acontece o deslocamento para a sede da Fazenda Meio Século, do cooperado Everaldo Jorge dos Reis, onde acontece a palestra técnica “Manejo para altos rendimentos”, com o engenheiro-agrônomo Mauricio de Bortoli.

A palestra será sucedida de almoço para os participantes que em seguida se deslocam para a UDT 2, área de experimentos do Projeto Construindo Solos da Copasul onde acontecerá a apresentação dos trabalhos da UDT2 em manejo de solo e correção. Em seguida, acontece a palestra técnica “Construindo o perfil do solo”, que será ministrada na trincheira pelo engenheiro agrônomo Henry Sako.

Depois desta palestra, todos seguem para Naviraí, onde acontece a confraternização na AREC - Associação Recreativa e Esportiva Copasul.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »