08/01/2020 às 14h08min - Atualizada em 08/01/2020 às 14h08min

Naviraí - Escola Antonio Fernandes funcionará em tempo integral em 2020

Segundo o Governo Estadual o aumento no número de escolas que trabalharão com a modalidade é o maior desde o início da atual gestão, com 14 escolas implementadas em dez municípios do Estado

Naviraí Noticias
Por iniciativa do Governo do Estado, em 2020 Naviraí foi contemplada com mais uma Escola de Tempo Integral, denominada Escola de Autoria. Trata-se da Escola Estadual Antônio Fernandes, localizada no Bairro Jardim Progresso, que atenderá alunos do 6º ao 9º ano e alunos do Ensino Médio em período integral. O horário de entrada será as 7h30min com saída as 17h, sendo servido aos estudantes lanche da manhã, almoço e lanche da tarde no decorrer do dia, o que garante aos pais ou responsáveis, tranquilidade em relação a permanência da criança e do adolescente o dia todo na escola, pois estarão em um ambiente saudável e seguro, sob os cuidados de uma equipe devidamente preparada para atender as necessidades do modelo de Escola de Tempo Integral.
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, empossou dia 02 de janeiro de 2020 a professora Tatiane Maria da Silva Morch como nova diretora daquela escola, já que ela trabalhou nos últimos três anos na Escola Estadual Presidente Médici, onde adquiriu amplos conhecimentos e experiência em gestão de escola desse gênero. Aquela escola foi a primeira a ser de tempo integral em nossa cidade. Sua diretora-adjunta é a professora Nelci Hasper.

Tatiane explicou que em relação ao processo de ensino e aprendizagem, a escola possui uma matriz diferenciada, contendo, não apenas disciplinas da Base Nacional Comum, mas também uma parte Diversificada, sendo elas: Projeto de Vida, Estudos Orientados, Práticas Experimentais, Disciplinas Eletivas e não menos importante, os Clubes de Protagonismo. 

A direção da Escola Estadual Antônio Fernandes, coloca-se a disposição para eventuais dúvidas sobre o Modelo, e ressalta que as matrículas encontram-se abertas com possibilidade de faltar vagas em algumas turmas ofertadas.
 
ENSINO EM TEMPO INTEGRAL PARA TODOS

O Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) também teve um importante destaque no crescimento da modalidade. Executado em escolas que contam com o ensino regular e também em unidades que fazem parte do Ensino Médio em Tempo Integral, o EFTI contou com turmas em 29 escolas no ano de 2019 – algumas delas escolas que já trabalham com o Ensino Médio em Tempo Integral – com mais de 4.6 mil estudantes matriculados.
De olho na expansão da oferta para toda a Rede Estadual, para 2020, a meta é levar turmas de Ensino Fundamental em Tempo Integral para outras seis escolas da Rede Estadual de Ensino, sendo uma delas, a Escola Estadual Antônio Fernandes, de Naviraí. Com isso, a Rede Estadual passa a contar com 64 unidades escolares que trabalham com a oferta do Ensino em Tempo Integral, somadas todas as etapa da Educação Básica.
 
COMO FUNCIONA
Na Escola em Tempo Integral a programação começa pela manhã e segue até a tarde. As refeições são oferecidas dentro da escola. São dois intervalos para o lanche e uma pausa mais longa para o almoço. Os estudantes são incentivados a aprender e também a descobrir o que gostam de fazer e o que querem para o futuro. Os professores e a equipe escolar acompanham tudo de perto.
 
O QUE TEM NO INTEGRAL
Os estudantes têm aulas de todas as disciplinas que preparam para o Enem, como Língua Portuguesa e Matemática. Mas o aprendizado não para por aí: a escola integral também oferece outras atividades.
Projetos de Vida – Aulas para definir sonhos e planejar o futuro.
Estudos orientados – Para aprender a organizar os estudos e ter mais chances no Enem.
Práticas experimentais – A oportunidade de reunir teoria a prática.
Eletivas – A cada semestre, o estudante escolhe uma combinação de matérias, de seu interesse, nas quais queira se aprofundar.
Clubes de protagonismo – Os próprios estudantes promovem atividades cientificas, culturais, esportivas e o que mais eles quiserem inventar.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »